quarta-feira, 29 de abril de 2009


Entendendo o que é Atividade Física

Atividade física é definida como um conjunto de ações que um indivíduo ou grupo de pessoas pratica envolvendo gasto de energia e alterações do organismo, por meio de exercícios que envolvam movimentos corporais, com aplicação de uma ou mais aptidões físicas, além de atividades mental e social, de modo que terá como resultados os benefícios à saúde.
Idosos
Ninguém é tão velho que não possa aproveitar os benefícios da atividade física regular. De especial interesse a idosos é a evidência de que exercícios de fortalecimento muscular podem reduzir o risco de quedas e fraturas de ossos, além de melhorar a capacidade de viver mais independentemente.

Pais
Os pais devem ajudar seus filhos a manterem um estilo de vida fisicamente ativo ao encorajar e dar oportunidades para atividades físicas. Eventos familiares devem incluir oportunidades para todos na família serem ativos.

Adolescentes
Atividade física regular pode melhorar a força, construir músculos e diminuir a gordura corporal. Além disso, atividade física regular pode construir ossos mais fortes para toda a vida.

Pessoas em dieta
Atividade física regular queima calorias e preserva a massa muscular, sendo um componente chave em qualquer esforço para emagrecer ou controlar o peso.

Pessoas com pressão alta
Atividade física regular ajuda a baixar a pressão sangüínea.

Pessoas com ansiedade, depressão ou mau-humor
Atividade física regular ajuda a melhorar o humor, ajuda a aliviar a depressão e melhorar a sensação de bem-estar.

Pessoas com artrite
Atividade física regular pode ajudar a controlar o inchaço nas articulações e dor. Atividade física na quantidade e do tipo recomendado para manter a saúde não tem mostrado causar artrite.

Pessoas com deficiência física
Atividade física regular pode ajudar pessoas com deficiência física a melhorar sua força muscular e resistência, dar sensação de bem-estar e elevar a qualidade de vida ao melhorar a capacidade de desempenhar atividades cotidianas.

Sedentarismo, quem é ele?
O sedentarismo pode ser definido como falta de atividade física suficiente, o que pode afetar potencialmente a saúde da pessoa. Na verdade a falta de atividade física não necessariamente está ligada a não praticar esportes. O indivíduo que tem atividades físicas regulares, como limpar a casa, caminhar para o trabalho, ou realiza funções profissionais que requerem esforço físico, não é classificado como sedentário. O sedentarismo acontece quando a pessoa gasta poucas calorias diárias com atividades físicas. O sedentarismo é muitas vezes chamado de "doença do século" por causa dos vários malefícios que causa à saúde.


Os benefícios de deixar o sedentarismo

Praticar atividade física regular na maioria dos dias da semana diminui o risco de desenvolver ou morrer de várias doenças associadas ao sedentarismo. Atividade física regular pode melhorar a saúde das seguintes formas:
* Reduz o risco de morrer prematuramente.
* Reduz o risco de morrer de doença cardiovascular.
* Diminui o risco de desenvolver diabetes.
* Reduz o risco de desenvolver pressão alta.
* Ajuda a diminuir a pressão sangüínea em pessoas que já têm pressão alta.
* Reduz o risco de desenvolver câncer de cólon.
* Diminui os sentimentos de ansiedade e depressão.
* Ajuda a controlar o peso corporal.
* Ajuda a manter ossos, músculos e articulações saudáveis.
* Ajuda idosos a ficarem mais fortes e mais capazes de mover se cair.
* Promove o bem-estar psicológico.

CIÊNCIA CARDIOVASCULAR


Exercícios regulares ajudam na luta contra a parada cardíaca Eles estimulam a reparação dos tecidos melhor do que a medicação, afirma o estudo. O exercício promove o aumento do número de células progenitoras em pessoas que sofrem de parada cardíaca devido ao sedentarismo e estas células, em troca, recuperam e reconstroem músculos enfraquecidos e vasos sangüíneos. Mais de 5 milhões de pessoas nos Estados Unidos têm problemas cardíacos, uma condição que interfere na habilidade do coração em impulsionar o sangue para todo o corpo. No entanto, os pesquisadores começam a entender que o drama dos problemas cardíacos não são originados apenas nas falhas de bombeamento do sangue, mas também de mudanças na musculatura das pernas e outras partes do corpo devido ao sedentarismo. A musculatura da perna, por exemplo, começa a atrofiar e, desta forma, haverá menor quantidade de massa muscular. O Endotélio e os vasos fornecem sangue aos músculos são deteriorados, tornando-se menos flexíveis e com elasticidade reduzida. O Endotélio é uma camada de células que reveste a parte interna dos vasos e estruturas do aparelho circulatório. No entanto, o exercício dilata os vasos sangüíneos, dando-lhes flexibilidade e elasticidade novamente. No primeiro estudo, os pesquisadores observaram a possibilidade do exercício ativar as células progenitoras – células novas que podem se dividir formando outras células, ajudando a reparar o tecido.